Amigos eternizam o tempo

13/08/2011

Acabei de ler a crônica de Drauzio Varella sobre “Luiz Nars” , nome de seu amigo falecido na semana passada. Drauzio traz sua experiência de ter tido um amigo, de adolescência : “era um daqueles companheiros de adolescência que ao encontrarmos depois de meses ou anos de separação involuntária, a intimidade se restabelece instantâneamente sem solução de continuidade, como se tivéssemos nos visto na véspera”.

Ontem no almoço tive a mesma experiência . Só que felizmente , estávamos todas vivas, ali falando da vida, dos filhos , dos netos, da psicologia, dos novos desafios profissionais , do seio grande ou pequeno, das rugas, dos amores, do processo de vida de cada uma que se impunha como o elo primordial.

Éramos depois de 36 anos, ainda meninas da Psico_ Usp. Cada uma com sua história mas com o nosso laço de vida intacto.Vivemos aquele tempo juntas . Época do final da ditadura militar, da febre de novas tendências em psicologia, da liberdade ainda podendo ser vivida no nosso reduto: o Campus. Um tempo em que o Bosque da Biologia era seguro.  Em que pegávamos carona com qualquer um disponível que passasse por lá. Um tempo que não se apagará mais. Como era gostoso perceber que falávamos a mesma lingua. Desfilávamos os autores : Klein, Winnicott, Jung, Lacan e isso era apenas um detalhe, uma referência, um símbolo do que nos une, meninas da psico.

O tempo se eternizava nas falas que mesclavam passado, presente e futuro.  Os filhos…ah…os filhos, que delicia falar deles. Cresceram talentosos, artistas, músicos ou executivos, missão cumprida.  Quantos amores? Como se separava naquele tempo!…E por que não fotos que nos ajudem a perceber esse tempo que não morreu ? A garçonete se dá conta de que nossa amizade  era bastante antiga e ao imaginar nossa idade se surpreende. Ela estava ali identificada com as meninas que estavam tão vivas como em 1975.

Alguém diz: Não somos idosas! Não somos mesmo… Nos sentimos jovens e sentimos que as perdas do passar dos anos se atenuam quando podemos conviver, como disse o Dráuzio, “com os personagens que construíram nossa história”. 

Não vamos esperar perder os amigos para nos dar conta de sua importância em nossas vidas. Tenho a felicidade de ter a Turma do Colégio de Aplicação, da  Psicologia da USP, da SBPA ( Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica), dos amigos de  juventude, e os que tiveram os filhos junto e compartilharam a mesma época a quem dedico esse post.

 

http://youtu.be/vHs8DmNlP2​8

Anúncios

12 Respostas to “Amigos eternizam o tempo”

  1. silvia Says:

    Querida Celia

    Você conseguiu transmitir com maestria o que senti no encontro!

    Realmente e um privilegio em vida, minha amiga.

    Beijos
    Silvia


  2. que delícia ler isso Célia! Tem uma música do Roberto que diz “vou com você tentar domar o tempo, pra não deixar a gente envelhecer, só pra viver da sua companhia, de toda a alegria que nos dá o amor…” É isso aí, domar o tempo! Idosas… quem???


  3. Miriam quero ver a música do Roberto! Bjs.

  4. Mariana Says:

    Eu falei pra vc que tava com cara de jovenzinha naquela foto. Agora vejo que também tinha um tanto do encontro. Fico feliz que vc vive e revive a amizade quase que diariamente. É uma das coisas mais valiosas da vida mesmo. Beijo!

  5. Nicolas Says:

    Coisa linda, adorei.


  6. Nicolas conserve seus amigos. Eles são testemunhas e companheiros de sua trajetória, da pessoa que você é.


  7. seus filhos são uma graça. Tão amorosos com a mamãe! Parabéns!


  8. Obrigada Miriam , amor sempre foi o motor da minha relação com eles.

  9. Patríci da Rocha Studart Says:

    Hoje ,23/2012 sinto que minha trajetória compartilhada com os eternos amigos são uma preciosidade no tempo,mesmo que os espaços de vida sejam outros não tem como apagar as experiências vividas.


  10. Querida Patrícia que bom te rever por aqui. Bjs. Celia

  11. Thais S. Rosenthal Says:

    Sempre digo que as relações significativas que construímos ao longo da vida são o meu tesouro maior, o que faz com que me sinta uma pessoa muito rica e privilegiada.Bjs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: