Todo nascimento é um grande concerto.

15/02/2011

Carl Jung referiu-se ao processo de transformação da libido como rítmico. Vida é rítmo como verificamos na  cadência dos batimentos cardíacos. O estudo de bebês  dentro do útero mostra que a música clássica acalma o bebê.  O bebê distingue ritmos sonoros e harmonias assim como tons, diferenciando  sons mais graves e mais agudos. Nascemos com uma percepção musical primária.

Pensar , aprender e recordar são funções que se iniciam já no ventre materno.  Especialmente a memória a longo prazo também se estabelece antes do nascimento.

O nascimento é um grande concerto com a Regência da maestrina ocitocina e o duo dos solistas mãe e bebê com o acompanhamento de todos os outros músicos ali presentes que deverão executar seus instrumentos sempre em harmonia com os colegas ( médicos, enfermeiros , auxiliares ) e o pai da criança que é a platéia participante com sua ressonância.

Esses descobrimentos médicos reafirmam a  importância do estado emocional da mãe durante a gestação. O stress da mãe e seus efeitos fisiológicos atravessam a placenta e  influem na saúde global do bebê. O bebê poderá perceber através de ondas sonoras refletidas no líquido amniótico alterações do som externo quando se realiza um ultrassom. Da mesma forma poderá perceber alterações no tom de voz de sua mãe. Poderá perceber alterações no ritmo respiratório de sua mãe e ouvirá os sons das funções vitais da mãe.

Para Fordham o bebê nasce com um pequeno self que lhe possibilita uma apreensão própria do mundo externo e de sua mãe. O Bebê constrói também o vínculo com sua mãe.

Para Fordham há um potencial de energia, um integrado, para cada indivíduo que contribui para a formação do ego consciente e das imagens arquetípicas inconscientes. Esse integrado de potencialidades é o Primary self que em contato com o ambiente deintegrará potencial arquetípico presente na unidade psico-soma.

Fordham postulou um self primário, que precede o ego na infância. É totalidade de psique e soma. É um sistema estrutural e dinâmico

Anúncios

Uma resposta to “Todo nascimento é um grande concerto.”


  1. Republicou isso em Celiabrandao's Bloge comentado:

    Primary self – Primeira identidade do Bebê já ao nascer.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: