Coincidências ? Obra, hora das bruchas ? Ou sincronicidade?

01/05/2015

Final de feriado hoje á tarde, entre 17 e 18hs…..hora do Angelus e das coincidências……não há hora para coincidências. Elas ocorrem a qualquer hora.

A Hora do Angelus (ou Toque das Ave-Marias), que corresponde às 06:00, 12:00 e/ou 18:00 horas do dia, relembra aos católicos, através de preces e orações, o momento da Anunciação – feita pelo anjo Gabriel a Maria – da concepção de Jesus Cristo, acreditada como livre do pecado original. Portanto é um horário de grande força espiritual em que muitos estão orando.

“Os hebreus usavam expressões tanto variadas quanto interessantes para indicar a hora. Elas não só nos dão uma idéia do ambiente e dos costumes locais mas revelam também algo sobre as circunstâncias em torno da ação.
Por exemplo, Gênesis 3:8 diz-nos que foi “por volta da viração do dia” que Jeová falou com Adão e Eva no dia em que pecaram. Entende-se que isto seria perto do pôr-do-sol, quando soprariam brisas refrescantes, proporcionando alívio do calor do dia. Em geral, à medida que o dia vai chegando ao fim, é hora de descontração e descanso. No entanto, Jeová não deixou que um assunto judicial sério fosse protelado para o dia seguinte quando ainda havia tempo para tratar disso.” ( no site : https://br.answers.yahoo.com/question/index…

A questão do tempo é muito relevante na psicologia Junguiana. Não o tempo linear, mas o sincronístico.

Sincronicidade é um conceito desenvolvido por Carl Gustav Jung para definir acontecimentos que se relacionam não por causalidade e sim por relação de significado.
A sincronicidade é também referida por Jung de “coincidência significativa”. Por exemplo. o que une ou separa as pessoas que estavam no parque no mesmo horário ?

Ou seja,  sincronicidade é a experiência de ocorrerem dois (ou mais) eventos que coincidem de uma maneira que seja significativa para a pessoa (ou pessoas) que vivenciaram essa “coincidência significativa”, onde esse significado sugere um padrão subjacente, uma sincronia  entre fatos.  ou significados.

A sincronicidade difere da coincidência, pois não implica somente na aleatoriedade das circunstâncias, mas sim num padrão subjacente ou dinâmico que é expresso através de eventos ou relações significativos. Mas esse significado só terá eficácia como insight para quem se deu conta da tal pseudo- coincidência # fato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: