Curso de Pós latu- sensu em agosto de 2011

14/04/2011

PROGRAMA DE CURSO

                                                       Educação Continuada (x  )

NOME DO CURSO: DIREITO EMPRESARIAL – GESTÃO E SUCESSÃO –  interfaces com a psicologia da família empresária

 

PÚBLICO-ALVO

Esse curso destina-se a Advogados, Administradores, Profissionais de RH, Psicólogos e outros profissionais que trabalham com empresas familiares, e nas áreas de consultoria em governança corporativa e familiar.

JUSTIFICATIVAS

Trata-se de um curso novo no mercado, com abordagem interdisciplinar, focado no Direito Empresarial e na Psicologia aplicada, ambas as áreas com relevância prática na atuação profissional daqueles que se dedicam a assessorar famílias empresárias em seu processo de sucessão e implementação de práticas de governança corporativa e familiar.

OBJETIVOS

Ao final do curso o aluno estará apto a compreender melhor as dinâmicas psíquicas e emocionais que envolvem famílias empresárias, bem como lidar de forma mais objetiva com conceitos e estruturas básicas de Direito Empresarial.

METODOLOGIA

Aulas expositivas com Power point e discussão de situações hipotéticas.

PROGRAMA

Aula 1 –

Direito Societário: Discutir as relações e interrelações entre os conceitos básicos acerca da empresa/ sociedade/ PJ. Personalidade e desconsideração da personalidade jurídica. Legislação, Doutrina e Jurisprudência. Tratar, ainda, da importância da personalidade jurídica para o desenvolvimento econômico.

Psicologia: Discutir conceito de identidade: a importância do narcisismo no processo de individuação. Personalidade, relações narcísicas e “o outro”. Desenvolvimento individual.

Aula 2 –

Direito Societário: Tratar de temas relativos à separação da propriedade e da gestão no âmbito jurídico e da governança corporativa. Modelo dos três círculos e conflitos de agência – comparação entre o modelo brasileiro e o norte-americano.

Psicologia: Refletir sobre o papel dos mitos familiares na constituição do modelo de autoridade na empresa. A fusão do sujeito com a empresa e a fusão família com a empresa por meio da extensão do self.

Aula 3 –

Direito Societário: Herança e Sucessão Societária. Instrumentos legais de planejamento sucessório – holdings a acordos de acionistas. Cláusulas voluntárias e normas cogentes.  Morte e incapacidade civil.

Psicologia: A figura arquetípica do pai e os temas da Morte, Herança, Poder e Transformação. Discutir sobre a questão do limite e da culpa envolvidos em todo processo de expansão e crescimento

Aula 4 –

Direito Societário Planejamento Sucessório: Um caso Real – testamento e doação. Discutir o testamento como proposta de sucessão X doações, e a exeqüibilidade de algumas cláusulas. Como/ Quem escolhe formalmente o seu sucessor e a possibilidade de imposição legal do mesmo.

Psicologia: Alianças familiares utilizadas como defesa frente aos conflitos de poder.

O conflito “puer” X “senex” e a constituição do modelo de autoridade:– o uso do filho/ sucessor como mero porta-voz da lei do fundador. O pai devorador. Discutir sobre aspectos polares da função da autoridade. O aspecto devorador da consciência vinculada e submersa em convenções e hábitos. A identificação da consciência individual com a consciência coletiva.

Aula 5 –

Direito Societário: Sociedades entre cônjuges – realidade brasileira e restrições legais. União estável, casamento e comunicação de patrimônio empresarial. Cônjuges sócios e condôminos. Direitos Políticos e patrimoniais. Cláusulas vedando a entrada de cônjuges na sociedade. Atualidade. Cônjuges sócios e condôminos. Direitos Políticos e patrimoniais. (legislação, doutrina e jurisprudência).

Psicologia: O conflito identidade X poder nas relações afetivas. Rivalidades e questões de poder – relações de gênero. Refletir sobre o conflito: busca de identidade X posse e poder presente nas relações afetivas. O pano de fundo da discussão será a banalização do sentido de identidade na contemporaneidade.

 

Aula 6 –

Direito Societário: Pulverização do Capital – mercado de capitais X sucessão familiar. Semelhanças e diferenças. Refletir sobre a inexorável pulverização do capital nas sucessões familiares tentando traçar um paralelo de governança corporativa com o mercado de capitais. Semelhanças e diferenças.

Psicologia: Famílias compostas e reconstituídas. Abordar a tema sobre famílias compostas e reconstituídas. Rivalidades entre iguais (irmãos) e não iguais (primos). Refletir sobre relações na família, seus mitos e valores na contemporaneidade. A família Reconstituída.

Aula 7 –

Direito Societário: Função social da empresa e da família e sustentabilidade. O público e o privado. Discutir a função social da empresa e o papel da iniciativa privada no desenvolvimento social. (legislação, doutrina e realidade)

Psicologia: Psicologia analítica nas empresas. Refletir sobre o sistema familiar como cliente do advogado e do psicólogo nos processos de sucessão em empresas familiares.

 

 

 

COORDENADORES

Roberta Nioac Prado

Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995) e Doutora em Direito Empresarial pela Universidade de São Paulo – USP (2002). Atuou como advogada durante 10 anos. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Governança e Planejamento Jurídico de Empresas Familiares da Fundação Getúlio Vargas – SP, Coordenadora e Professora do GVlaw da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, Associada e Professora convidada em cursos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Membro de Comitês do IBGC. Tem experiência na área de Direito Comercial e Direito de Família e das Sucessões, com ênfase em Governança Corporativa, Familiar e Sucessão em Empresas Familiares. Consultora em São Paulo.

roberta.prado@fgv.br; 95312031

Célia Brandão

Mediadora de conflitos na familia e organizações.

Analista de casais  e individual em consultório.

Psicóloga pela Universidade de São Paulo em 1975.

Membro analista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica  desde 1993

Especialização em terapia da Gestalt pelo Instituto Sedes Sapientiae (1977). Pós- graduação latu – sensu.

Especialização em Grupos operativos Gepsa ( Grupo de Estudos de Psicologia Aplicada) (1976 a 1980)

Especialização em Psicoterapia de Abordagem Corporal Reichiana e Vegetoterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae no ano de 1977. Pós- graduação latu-sensu.

Especialização em técnicas de relaxamento e cinesiologia com Petho Sandor na PUC / SP 1980.

Especialização em Gestalt terapia em Esalen – Big Sur – California USA – 1982.

Título de especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/SP.

psicologia@celiabrandao.com Cons: 38263047

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: