Empresas Familiares

27/01/2011

Freud ao refletir sobre a etiologia  da neurose apontou dois fatores de satisfação e de conflito primordiais  humanos: o amor e o trabalho.

Quando amor e trabalho apresentam uma grande área de intersecção como é o caso das empresas familiares  emergem conflitos  muitas vezes impossíveis de serem contornados  que levam à falência do negócio ou ainda dos projetos individuais. Se o foco deixa de ser no negócio e a familia vê na empresa apenas  o lugar da preservação do seu  patrimônio afetivo e material, a possibilidade de estagnação do processo de crescimento da empresa existe.

Algumas questões são centrais para uma reflexão sobre o tema :

. De que modo o modelo de exercício da autoridade presente na familia pode influir no estilo de liderança predominante em uma empresa?

. Como os conflitos familiares, desejos e fantasias dos membros da familia extravasam na empresa e quais são as consequências disso?

Em uma empresa familiar temos dois sistemas interagindo:  a familia e a organização. Esses sistemas interagem segundo o esquema conceptual operativo do grupo Empresa/ Familia. Segundo Pichon Riviére, todo grupo tem uma tarefa inconsciente que se não for decodificada pelo próprio grupo poderá atuar como bloqueio na realização das operações ou tarefas  do mesmo grupo. A tarefa inconsciente se não for decodificada se constituirá como sombra grupal .

Os sentimentos que cada membro da familia desperta em cada um dos demais, a forma como cada anseio é ou não compartilhado também são vividos pelo consultor através da contratransferência.  A contratransferência é um termo cunhado por Freud para se referir as emoções do analista durante a análise, motivadas pelas fantasias e emoções do cliente . Hoje é entendida como ferramenta de trabalho na análise e nas intervenções de caráter clínico, na abordagem  psicodinâmica . Na contratransferência atuam projeções de conteúdos do cliente para dentro do analista e vice-versa. A forma como o profissional se identifica com esses conteúdos definirá seu modo de interação com seu cliente. Da mesma forma na transferência o cliente projetará conteúdos emocionais no analista e se identificará de várias formas com seu analista. O fulcrum dos processos transferenciais é a emoção  dos envolvidos. A aplicação desses conceitos à psicologia das organizações possibilita o trabalho com conflitos para os quais um trabalho apenas através de uma abordagem cognitiva não teria sucesso. A contratransferência do consultor e a transferência do cliente são fonte de entendimento das relações interpessoais na organização.

Um conceito familiar à Psicologia Junguiana é o de simbolo. O símbolo conecta o que aparentemente estava separado e recupera o sentido. A análise dos mitos grupais possibilita a compreensão simbólica dos valores que regem uma instituição ou grupo. Se nos mantivermos atentos aos temas das narrativas e diálogos,  estaremos mais próximos de uma compreeensão dos mitos, fantasias, idealizações, presentes nas ações grupais.

Tomando como referência o conceito de inconsciente coletivo junguiano, através de uma análise dos mitos grupais poderemos entender temas centrais nos conflitos grupais , como também entender seus  potenciais , anseios e valores.

O consultor e o mediador passam a fazer parte da trama de relações a partir do momento em que inicia o processo de acessoria a um grupo. Serão envolvidos no processo através da projeção feita pelo grupo dos conteúdos inconscientes grupais  a serem trabalhados.

Da mesma forma , nos empreendimentos familiares , as práticas empresariais serão afetadas pelas necessidades afetivas da familia e por seus anseios. Sem trabalhar com as emoções do grupo e com as próprias o profissional terá dificuldade de cumprir sua tarefa de mediador de conflitos.

Os aspectos positivos dos laços afetivos assim como seus aspectos negativos serão matéria – prima do trabalho.  Conflitos pessoais não resolvidos, rivalidade entre familiares, diferentes anseios sobre a empresa são fatores cruciais para o sucesso ou fracasso do empreendimento familiar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: