Sobre Rio de Janeiro e São Paulo – bairrismos.

12/02/2010

Costumo me aborrecer com a visão frequente do carioca como preguiçoso, vaidoso, inconsequente. É mais um esteriótipo de paulista a respeito de carioca.  Assim como carioca descrever paulista como careta, workaholic, e outros esteriótipos.

 Postei no Blog do jornalista André Forastieri algumas idéias que reproduzo aqui com alguns adendos. 

“É uma pena que a visão aqui presente do carioca seja a pasteurizada pela midia. A que se refere a uma classe média alta ou a um grupo “vip”do Rio de Janeiro que hoje está presente nas novelas da Globo.

Essa identificação do carioca com a Garota de Ipanema e com o malandro zona sul é muito redutiva e desmerece a importância da História do Rio de janeiro na História da sociedade brasileira. O Rio sediou nosso governo por muitos anos, é a casa do samba, é o berço da bossa-nova, queiramos ou não é onde a poderosa Globo se instalou e de onde consegue grande parte de seus talentos e musas.

 O cidadão pobre carioca sofre muito. Assim como qualquer outro no Brasil. O trem da Central do Brasil conta essa história presente no filme de mesmo nome.

Hoje é sede do tráfico  porque o turismo no Rio e a pobreza se conjugaram para que a exploração do sexo e das drogas tivesse lá espaço fértil .

Eu nasci no Rio e moro em São Paulo desde os 10 anos de idade.

Gosto das duas cidades. Ambas tem suas feridas. Se o carioca sofre de informalidade e às vezes falta-lhe um pouco de disciplina, o paulista exagera a formalidade e falta-lhe às vezes compaixão.

 O bom mesmo seria uma praia no final da Avenida Paulista e um pouco mais de “Chão” e estrutura de vida para o Rio de Janeiro. Amigos ?”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: