Violência e Stress – pós traumático

08/02/2010

O stress pós-traumático atinge cada vez mais as pessoas vitimas de violência na megalópolis. O quadro pós violência é a raiva e a impotência e o medo. Não poder fazer nada  diante do ocorrido gera  um sentimento de humilhação. A ajuda possível pode ser feita por  um psicólogo.

Começaram as queixas sobre violência e o Carnaval nem começou ainda. A violência traumatiza.

O trabalho com o stress pós traumático deve ser feito por psicólogo ou psiquiatra com formação como analista e especializado em violência.

O stress pós traumático é um quadro clínico com consequências na saúde mental e física. A cura está no resgate da memória com acessoria.

Em geral vitimas de abuso, assalto, violência doméstica , sequestro, se recolhem ao medo.

Disse um participante do twitter : ‘ “Os psicólogos deveriam fazer propaganda nas delegacias. Todo mundo já chega lá abalado e, quando vê a ação da polícia, sai muito pior”…após ter sido assaltado.  O atendimento ao stress pós-traumático ainda  é pouco conhecido no Brasil.

Um outro fator de conflito e violência tem sido o abuso de substâncias – álcool e outras drogas. O abuso de substâncias gera o desequilibrio emocional e portanto os conflitos nos relacionamentos.

Há pessoas  que conversam já pensando no que o outro vai responder e não ouvem o que o outro está dizendo ou disse. Um fator gerador de conflito é não saber dialogar. Vemos isso às vezes no twitter. Primeiro tentar entender o outro, depois procurar formular o que irá dizer. Esse método pode evitar conflitos.

Relações de trabalho envolvem poder, competição, rivalidade, ciúmes, muitas vezes gerando conflitos graves.

Nas análises de casal pude observar que o sentimento de culpa faz com que o parceiro deixe dicas para o companheiro descobrir sa trangressão.

Se a situação entre o casal complicou e não conseguem conversar procure um terapeuta de casal.

Trabalho há  muitos anos no atendimento a vitimas de violência, abuso sexual , sequestro e outras formas de ações que violem a dignidade da pessoa. Se você foi vítima de violência procure ajuda. Se o casal está em conflito procure ajuda antes que ocorra a violência. Consultório ( 011 38263047)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: