Prenez soin de vous

31/08/2009

boat outside pablo neruda homeFinalmente  fui ver a exposição de Sophie Calle no Sesc da Pompéia e foi um presente. Exposição muito bem montada , fazendo juz ao trabalho de Sophie. O ponto alto são os vídeos com as performances de algumas das mulheres para quem Sophie enviou  o e-mail  que recebeu de seu namorado rompendo a relação. Entre o patético, o cômico, o irônico, o “nonsense”,  a raiva, a indiferença, a tristeza, até a cena expressiva de uma cacatua que repete a expressão : “cuide de você” várias vezes, além de algumas outras da carta .  Poderia repetir qualquer frase que lhe fosse ensinada.

cacatua

Todo mundo fala eu te amo  como disse Woody Allen, e, no instante seguinte, no mesmo e-mail,  cuide de você  ( Prenez soin de vous).  O vídeo mostra as múltiplas interpretações da carta e, principalmente, o que me parece importante é que  dizer:  cuide  de você,  é absolutamente desnecessário para quem vai embora. Estou indo embora mas o seu amor foi muito importante para mim ou algo semelhante. É diálogo de cacatua, repete frase feita. Não considera o outro.

2 Respostas to “Prenez soin de vous”

  1. viviane Says:

    querida celia
    tentei achar o livro mas está esgotado.
    vou encomendar fiquei curiosa!em conhecer a reação
    de tantas mulheres
    e quem sabe me animo a escrever sobre
    o termino do meu relacionamento de quase 40 anos.

  2. celiabrandao Says:

    Querida Viviani
    Com certeza!Será uma contribuição para muitas mulheres! O Livro em Francês não existe mais no Sesc. Pode ser encontrado o exemplar em Inglês.Mas nada que as importadoras não possam resolver! Vale a pena. O Livro é lindo. Beijos. Celia


Deixe um comentário

